Dúvidas frequentes sobre Aparelhos Auditivos

Seu profissional da saúde auditiva é uma excelente fonte de informações para a maioria de suas perguntas relacionadas à aparelhos auditivos, mas veja aqui muitas outras perguntas frequentes sobre aparelho auditivo.

Como um Aparelho Auditivo funciona?

O aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico que tem a função de amplificar as ondas sonoras, de forma que uma pessoa com perda de audição possa ouvir os sons que nos circundam.

O som entra no aparelho auditivo através de uma pequena abertura e é captado pelo microfone. Existe um amplificador dentro do aparelho de audição que torna o som mais alto. O som amplificado sai do aparelho de surdez através de um receptor e é direcionado para o canal auditivo. Uma pequena bateria descartável alimenta o funcionamento de um aparelho auditivo. Dependendo do modelo do aparelho de audição, o volume pode ser ajustado automaticamente pelo próprio aparelho auditivo ou pelo usuário com um pequeno controle de ajuste.

Mais informações sobre o funcionamento de um Aparelho Auditivo

Aparelho Auditivo é composto de um microfone que capta as ondas sonoras e as transforma em informações eletromagnéticas. Estas informações são amplificadas por um microcircuito e, após a amplificação, são novamente convertidas em ondas sonoras pelo receptor, possibilitando que o usuário destes aparelhos auditivos ouça os sons de forma amplificada (aumentada).

O funcionamento do aparelho auditivo é possibilitado pelo uso de baterias específicas para estes tipos de dispositivos, sendo diferentes para cada tipo de aparelho auditivo.

Quais são as funções de um Aparelho Auditivo?


  • Deixar os sons mais fortes.

  • Deixar a fala mais fácil de ser entendida na maioria das situações.

  • Permitir você de participar mais plenamente das atividades diárias. 

O que um aparelho auditivo nunca podem fazer?


  • Restaurar a audição normal.

  • Permitir você ouvir somente o que você quer ouvir.

  • Devolver a habilidade de ouvir a fala perfeitamente quando ruídos competitivos estão presentes.

O que quer dizer AASI?

AASI é a sigla para o nome técnico dos aparelhos auditivos: Aparelhos de Amplificação Sonora Individual. Mais antigamente eram chamados de aparelhos para surdez ou aparelhos contra surdez. O aparelho auditivo é um conjunto eletrônico autônomo que, com a energia de uma pequena pilha, ajusta dinamicamente os sons (da fala e do ambiente) para as necessidades do usuário de aparelho auditivo. Os aparelhos de audição mais avançados utilizam chips digitais e sistemas computacionais para fazer esses ajustes em “tempo real”.

Como é feita a escolha do aparelho auditivo?

A escolha do aparelho auditivo dependerá de inúmeros fatores. Primeiro com a audiometria, fator importante para escolher uma aparelho auditivo para avaliar o grau da perda auditiva, (gráfico) da perda auditiva, a anatomia do conduto auditivo, o histórico do paciente como por exemplo, a presença de infecções de ouvidos recorrentes, a destreza manual, acuidade visual, sensibilidade do usuário, preferência estética, tipos de recursos desejados, etc. Existem aparelhos auditivo que a escolha é feita pelo futuro usuário. Mas, no caso de aparelhos auditivos, a escolha têm duas partes. De um lado o usuário e familiares - e, do outro a equipe técnica da empresa. Pela parte técnica, os fonoaudiólogos selecionam algumas possibilidades de aparelhos auditivo para a pessoa, considerando-se fatores da anamnese (entrevista) e dos exames. Pelo lado do usuário, além de considerar os fatores normais de qualquer produto, ele considera também os aspectos da adequação dos recursos em relação ao seu estilo, satisfação com o som, etc.

Quanto tempo leva para se adaptar com os Aparelhos Auditivos?

Pode ser imediato. Mas, pode também levar muitos meses para se adaptar. Cada pessoa possui um conjunto de características que afetam o tempo da adaptação. Por exemplo: idade, grau e tipo de perda auditiva, tipo de ambiente que frequenta, conscientização do problema, aceitação pessoal e familiar, recursos do aparelho, necessidades pessoais, expectativas, etc. Os resultados positivos ocorrerão, sobretudo, com a força de vontade e determinação do usuário e, também, com o apoio da família.

O que é prótese auditiva? O aparelho auditivo é como se fosse uma prótese?

Uma prótese auditiva é um objeto ou engenho artificial que substitui uma função da audição do corpo humano em parte ou todo. E, uma prótese auditiva difere da prótese apenas pelo fato de ela não substituir, mas de complementar ou corrigir uma função ou órgão que perde parte da capacidade. Portanto, a rigor, a classificação correta do aparelho auditivo seria como prótese. Note que a dentadura é uma prótese; e os óculos são uma prótese, como os aparelhos auditivos que “auxiliam” a audição. Como a palavra prótese é pouco popular, tomou-se a palavra prótese para os aparelhos auditivos, que é mais conhecida. E, assim, em qualquer meio, mesmo nos meios médicos e da fonoaudiologia, utiliza-se o termo prótese auditiva.

Quanto tempo um aparelho auditivo tem de garantia?

O aparelho auditivo tem que ter garantia, e, a assistência técnica tem que ser permanente para todos as marcas e modelos. A garantia varia, conforme marca e modelo; nenhum é de menos de um ano. Mas, uma das mais importantes garantias é a confiança do bom acompanhamento e a satisfação do bom atendimento, sempre, e enquanto o aparelho auditivo existir, não apenas na garantia.

Porque usar um aparelho auditivo no ouvido melhor?

Indivíduos com deficiência auditiva bilateral geralmente ouvem melhor com dois aparelhos, da mesma forma que as pessoas normais ouvem melhor com dois ouvidos. Mas, nem todos que tem perda auditiva bilateral deve utilizar nos dois ouvidos, o fonoaudiólogo pode avaliar a melhor opção para cada caso. Quando tecnicamente recomendado, o ideal é usar dois aparelhos auditivos, mas por diversas questões as pessoas optam utilizar um aparelho auditivo e o profissional indica o ouvido melhor por ter a vantagem de maior entendimento.

Como cuidar do meu aparelho auditivo?


  • Proteja da sujeira.
    Antes de tocá-los, assegure-se que seus dedos estão limpos e secos.

  • Cuidado com a umidade.
    Remova seus aparelhos auditivos antes de tomar banho ou nadar.

  • Mantenha-os longe de crianças e animais domésticos.
    Aparelhos removidos mas não desligado podem produzir sons incômodos para alguns cães.

  • Mantenha-os em local seguro.
    Sempre os transporte no estojo para protegê-los contra danos e sujeira.

  • Quando não estiver usando.
    Se não tiverem em uso por algum tempo, remova as pilhas.

  • Não tente consertar.
    Deixe os reparos por conta de um especialista.

  • Evite contato com spray fixador para cabelo e maquiagem.
    As finas partículas do spray fixador ou o pó da maquiagem podem entupir a entrada do microfone e o botão de controle de volume.

Como manusear o meu aparelho auditivo?

É importante tratar seu aparelho auditivo com cuidado. Você manterá seu bom funcionamento por muitos anos e vai minimizar problemas que podem ocorrer no uso diário. Aparelhos auditivos podem ser robustos, mas não resistem a mal uso. A seguir, você encontrará algumas dicas preciosas.

Os aparelhos auditivos modernos são duráveis, fáceis de usar e confiáveis. Entretanto, algumas precauções simples vão garantir que seu aparelho auditivo continue a lhe prestar bons serviços por muito tempo.

Existi aparelho auditivo para não ouvir ?

Sim! Aparelho Auditivo também pode ser utilizado para uma pessoa não ouvir, é isto mesmo. É para o caso do zumbido, que é conhecido por tinnitustinido ou acúfeno. O zumbido afeta 300 milhões de pessoas no mundo e 33 milhões no Brasil. E, uma a cada cinco pessoas sofrem de algum grau de tinnitus.

Em alguns casos, o aparelho auditivo pode servir para reduzir o zumbido. Em geral, são utilizados aparelhos auditivos mais específicos.

É dito que “o tinnitus é um sintoma e não uma enfermidade”. Portanto, é importante uma verificação médica para descobrir as causas do zumbido. Um em cada 20 casos, o zumbido prejudica as atividades normais de concentração, raciocínio e memorização. O nível do incômodo pode provocar depressão. São mais de 200 causas que podem provocar o zumbido. Portanto, não é uma questão simples ou bem definida.

Para que serve um Centro Auditivo?

Centro Auditivo é uma empresa especializada e dedicada ao usuário de aparelho auditivo. Normalmente, elas têm uma estrutura mais completa, mas atua apenas no atendimento de usuários de aparelhos auditivos; e, às vezes, lida também com equipamentos profissionais de fonoaudiologia e otologia.

Os aparelhos auditivos irão restaurar minha audição normal, assim como meus óculos corrigem minha dificuldade de visão?

Os aparelhos auditivos não restaura a audição completamente à nível normal. Muito embora eles tornem os sons mais altos, os sons amplificados ainda são enviados para as mesmas células ciliadas danificadas na cóclea. Indicar um aparelho auditivo para alguém como perda auditiva neurossensorial, com células ciliadas danificadas, é o mesmo que indicar óculos para alguém com danos na retina. Adaptar aparelhos auditivos em perdas auditivas condutivas, onde as células ciliadas estão intactas, é mais parecido com o uso de óculos. Embora as células ciliadas danificadas não possam ser substituídas, os aparelhos auditivos melhoram significativamente a sua capacidade de ouvir, podendo melhorar drasticamente a sua qualidade de vida.

Quanto custa um aparelho auditivo?

 


Para saber mais sobre Aparelhos Auditivos

Ligue para (11) 2365-8549 ou (11) 2694-1351 ou clique aqui e entre em contato por email.

Tags: aparelhos auditivosperda auditivaadaptação de Aparelho auditivo, fonoaudióloga, audição, ouvir melhor, tipos de aparelhos auditivos, lista de aparelhos auditivos, classificação de aparelho auditivo