Audição Humana

Seus ouvidos lhe permitem ouvir de tudo, desde um sussurro de amigo até o estrondo de um trovão. Você pensa nos ouvidos como sendo aquelas coisas de formato engraçado em cada lado da cabeça de uma pessoa, mas eles nada mais são do que pele e cartilagem, e tudo o que fazem é direcionar as ondas sonoras para a abertura do canal auditivo. As pequeninas partes que sentem essas ondas e fazem você ouvi-las como sons estão bem dentro da sua cabeça e também ajudam a manter o seu equilíbrio.

Ouvido - Anatomia Auditiva


  • Orelha
    A parte do ouvido que você consegue ver.

  • Canal Auditivo
    O tubo que vai do mundo externo ao seu tímpano.

  • Tímpano
    Uma membrana fina e esticada, que vibra quando as ondas sonoras a atingem.

  • Cóclea
    Um tubo espiralado, que senteas vibrações e as converte em mensagens nervosasque são envidas ao cérebro.

  • Ossos do ouvido (Ossículos)
    Pequeninos ossos que estão ligados ao tímpano e que também se movimentam com as ondas sonoras.

O ouvido humano é um órgão extremamente complexo que nos capacita a
perceber e interpretar ondas sonoras em uma ampla gama de frequências (20
à 20.000 Hz). Para tornar as coisas ainda mais difíceis, as informações de duas 
orelhas é combinado em uma rede neural desconcertante, o cérebro humano. 

Tenha em mente que o que se segue é apenas uma breve visão geral; há muitos efeitos sutis e fenômenos mal compreendidos relacionados à audição humana.
O ouvido tem um papel importante na comunicação e no equilíbrio do corpo e constitui-se basicamente de três partes principais: 

Audição - Como é dividido o ouvido (Sessões Auditivas)

A orelha é composto por 3 partes – Ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. Cada parte tem uma função específica que permite as ondas sonoras entrarem na orelha para serem transformadas em impulsos elétricos para que o cérebro possa entender. Todos eles funcionam juntos para permitir que você ouça os sons ao seu redor.

  • Orelha externa
    Inclui o pavilhão auricular, meato acústico externo e membrana timpânica.

  • Orelha Média
    Onde se encontra os menores ossos do corpo humano, martelo, bigorna e estribo.

  • Orelha Interna
    O som é processado pela cóclea e as informações que afetam o equilíbrio são processadas pelos canais semicirculares

Como nós ouvimos ?

O som caminha em forma de ondas sonoras no meio ambiente e é captado pela Orelha Externa e enviado pelo Canal Auditivo externo para o Tímpano.

Divisão da orelha humana

  • Orelha interna
    Converte as vibrações sonoras em impulsos elétricos que navegam ao longo do nervo auditivo para o cérebro.

  • Orelha Média
    Amplifica o som e o transmite para a orelha interna.

  • Orelha Externa
    Capta as ondas sonoras e as direciona para a orelha média

Ouvido - Visão geral - Audição humana

Entendendo melhor a audição e o ouvido humano

Já pensou como funciona a sua audição? O processo começa com a captação do som pelo ouvido.

O martelo é conectado ao centro do tímpano, no lado interno. Quando a membrana timpânica vibra, ela o move de um lado para o outro, como uma espécie de alavanca. A outra parte do martelo é conectada à bigorna, que é ligada ao estribo. A outra ponta do estribo, sua placa de apoio, fica encostada na cóclea, na janela oval que tem um papel muito importante na transformação das ondas sonoras em sinais que serão lidos e traduzidos pelo cérebro.

Com seu formato anatômico e reentrâncias, a orelha tem um papel fundamental na captação das ondas sonoras que, por sua vez, fazem vibrar a membrana timpânica, que é popularmente chamada de tímpano.

O tímpano ( Tem aproximadamente 10 milímetros de largura) é um pedaço de pele fina, em forma de cone, fica entre o canal auditivo e o ouvido médio.

Quando os ossículos do ouvido se movem, por sua vez, o fluido da cóclea se movimenta. Especialistas afirmam que a pressão aplicada sobre o fluido da cóclea é aproximadamente 22 vezes maior do que a pressão sentida no tímpano.

O ouvido médio é conectado com a garganta pela tuba auditiva (que é chamada de trompa de Eustáquio). Toda essa ligação é importante para que haja um equilíbrio de pressão e permita que o tímpano se mova livremente para frente e para trás.

Essa amplificação da pressão é suficiente para passar as informações do som para o ouvido interno, onde elas são traduzidas em impulsos elétricos para que o cérebro as possa entender.

A habilidade do cérebro para traduzir as informações auditivas é realmente impressionante. Ele é capaz de reconhecer padrões distintos e determinar se o som está na frente, atrás, acima ou abaixo de você e traduz os impulsos, ajudando na comunicação.

Ouvido - Causas de Zumbido