Ouvido - como ouvimos
Quando alguma coisa produz um som, isso faz com que o ar ao redor se movimente. Essas ondas sonoras viajam até o canal auditivo e batem no tímpano, fazendo-o vibrar. Como ele está preso aos ossos do ouvido, as vibrações oscilam o martelo, depois a bigorna e, por fim, o estribo. Esses movimentos fazem ondas no fluído coclear, que são convertidas em sinais nervosos ao cérebro. O cérebro então decifra que som você está ouvindo.
Ouvido - Causas de Zumbido
Como você sabe, não há um tratamento para o zumbido que funciona para todos. Alguns tratamentos funcionam para algumas pessoas e não para outras, dependendo do tipo e da causa do seu zumbido
Causas do zumbido no ouvido
- Principal causa do Zumbido no Ouvido
Poluição Sonora e Envelhecimento Natural. - Danos no Nervo Auditivo
Danos nas terminações microscópicas do nervo auditivo no ouvido interno. - Circulação Sanguínea
A má circulação sanguínea pode provocar perda de audição e até mesmo zumbido. - Disfunção Temporo-mandibular
Problemas na articulação temporomandibular (ATM). - Inflamação no Ouvido Médio
Rigidez dos ossos do ouvido médio, a região depois da membrana timpânica. - Ruptura no Tímpano
Uso indevido do cotonete é uma das principais causas de ruptura no tímpano. - Infecção no Ouvido
Infecção reduz sua capacidade de ouvir os ruídos externos, você terá tendência a ouvir os ruídos. - Acúmulo de Cera no Ouvido
Pode reduzir sua capacidade de ouvir ou causar inflamação da membrana do tímpano. - Má Alimentação
Alguns alimentos específicos podem provocar o zumbido. - Estresse
Não é uma causa direta, mas geralmente faz um caso existente piorar. - Medicamentos
O uso prolongado de certos medicamentos pode ser um dos fatores. - Outros motivos
Alergias, tumores, HIV, genética, problemas no coração e pescoço.
Em nosso Centro Auditivo em São Paulo, é feio o Exame de Audiometria e é feito a indicação de Aparelho Auditivo de Zumbido para adultos e idosos.
Como nós ouvimos ?

A orelha é dividida em 3 partes – Orelha Interna, Orelha Média e Orelha Externa. Cada parte tem uma função específica que permite as ondas sonoras entrarem na orelha para serem transformadas em impulsos elétricos para que o cérebro possa entender.
- Orelha Interna: converte as vibrações sonoras em impulsos elétricos que navegam ao longo do nervo auditivo para o cérebro.
- Orelha Média: então amplifica o som e o transmite para a orelha interna.
- Orelha Externa: capta as ondas sonoras e as direciona para a orelha média.
Entendendo melhor a audição e o ouvido humano
- O som caminha em forma de ondas sonoras no meio ambiente e é captado pela Orelha Externa e enviado pelo Canal Auditivo externo para o Tímpano.
- As ondas sonoras fazem vibrar o Tímpano, o que transmite o movimento para os três minúsculos ossos do ouvido médio.
- A movimentação destes pequenos ossos põe em movimento o líquido da Orelha Interna.
- O movimento do líquido da Orelha Interna faz as células ciliadas na Cóclea (estrutura em formato de "caracol" presente na Orelha interna) se moverem e liberarem estímulos ao Nervo Auditivo, o qual responde gerando impulsos elétricos.
- Estes impulsos elétricos são transmitidos do Nervo Auditivo ao cérebro, onde são interpretados como som.
O órgão Vestibular faz parte do ouvido humano e é responsável pelo equilíbrio.
As principais causas do ouvido entupido.
A sensação de ouvido entupido pode provocar muitos incômodos. Conhecido como autofonia, este problema pode acontecer por uma série de fatores.
O caso mais comum deles é quando há uma mudança de altitude, como na decolagem de um avião ou na descida de uma serra. Neste caso, a sensação de ouvido entupido acontece por conta da diferença de pressão entre a orelha externa e a média.
Problemas odontológicos, como bruxismo causado pelo deslocamento incorreta da mandíbula, também podem provocar a impressão de ouvido entupido. Para minimizar os efeitos auditivos, é preciso que o paciente faça um tratamento odontológico específico.
Entre as causas, há também uma que é provocada dentro do ouvido médio. Nele, há três ossículos que auxiliam na transmissão das ondas sonoras até a cóclea no ouvido interno. Eles fazem movimentos em conjunto com o tímpano por meio de contrações de músculos muito pequenos e também atenuam sons que podem ser prejudiciais para a audição. Se houver algum erro nessa cadeia de movimentos, a sensação de ouvido entupido aparece.
Bebês e as crianças são as que mais sofrem com este problema justamente pelas características anatômicas e funcionais da tuba auditiva, que favorecem o entupimento dos ouvidos.
Causas naturais do ouvido entupido
Outro fato que pode causar a sensação de ouvido entupido é a cera, que quando em excesso no canal auditivo pode tampar o conduto. A entrada de água ou o uso de hastes flexíveis também pode empurrar a cera para o fundo do conduto, ocasionando o entupimento e até dores de ouvido. Em casos como este, o cerume precisa ser removido por um especialista.
Se o ouvido ficar entupido após banhos ou natação, o ideal é não tomar nenhuma medida caseira – na verdade as soluções propostas por muitos sites podem acentuar o problema. Neste caso, recomenda-se procurar um otorrinolaringologista. Só ele poderá avaliar se houve algum dano na parte interna do ouvido e, se o acúmulo de água pode provocar alguma infecção de ouvido, as chamadas otites.
Os casos de ouvido entupido também podem ser provocado por uma disfunção na trompa de Eustáquio. Estima-se que este problema atinja 30% da população. Se as obstruções são persistentes, podem provocar complicações, como otites, perdas auditivas e até meningite.
A solução, na maioria dos casos, é cirúrgica. A trompa de Eustáquio faz comunicação entre o nariz com o ouvido e tem a função de ventilar e drenar o ouvido médio. Quando está obstruída, o ar não passa, provocando sintomas como autofonia, sensação de ouvido tapado e zumbido.
A nova cirurgia desobstrui a trompa de Eustáquio com um balão de pressão, introduzido no nariz por um cateter até ao ouvido médio.
Cuidados importantes com o seu ouvido
Seja qual for a causa, é importante frisar que não é indicado o uso de qualquer substância sem a prescrição médica. O uso de hastes flexíveis ou a introdução de outros objetos também não são recomendados já que podem causar danos à membrana timpânica e provocar perdas auditivas que dificilmente serão revertidas.Ao menor sinal de ouvido entupido, procure um especialista.
As ondas sonoras podem viajar para o ouvido interno através do canal auditivo, tímpano, e os ossos do ouvido médio (via aérea). Eles podem também passar através dos ossos em torno e por detrás da orelha (óssea).
A intensidade do som é medido em decibéis (dB):
- - Um sussurro é de cerca de 20 dB
- - A música alta (alguns concertos) é de cerca de 80-120 dB
- - Um motor a jato é de cerca de 140-180 dB
Som maior do que 85 dB pode causar Perda Auditiva depois de algumas horas. Sons muitos altos pode causar dor imediata e perda auditiva pode se desenvolver em um tempo muito curto.
O tom do som é medida em ciclos por segundo (cps) ou Hertz:
- Tons baixos graves variam em torno de 50 - 60 Hz
- Sons Estridentes, tons agudos variam em torno de 10.000 Hz ou superior
A escala normal do ouvido humano é de cerca de 20 Hz - 20.000 Hz. Alguns animais podem ouvir até 50.000 Hz. A fala humana é geralmente 500 - 3.000 Hz.
Fonte: www.ouvirdireito.com.br