Ouvido - como ouvimos

Quando alguma coisa produz um som, isso faz com que o ar ao redor se movimente. Essas ondas sonoras viajam até o canal auditivo e batem no tímpano, fazendo-o vibrar. Como ele está preso aos ossos do ouvido, as vibrações oscilam o martelo, depois a bigorna e, por fim, o estribo. Esses movimentos fazem ondas no fluído coclear, que são convertidas em sinais nervosos ao cérebro. O cérebro então decifra que som você está ouvindo.

Ouvido - Causas de Zumbido

Como você sabe, não há um tratamento para o zumbido que funciona para todos. Alguns tratamentos funcionam para algumas pessoas e não para outras, dependendo do tipo e da causa do seu zumbido

Causas do zumbido no ouvido


  • Principal causa do Zumbido no Ouvido
    Poluição Sonora e Envelhecimento Natural.

  • Danos no Nervo Auditivo
    Danos nas terminações microscópicas do nervo auditivo no ouvido interno.

  • Circulação Sanguínea
    A má circulação sanguínea pode provocar perda de audição e até mesmo zumbido.

  • Disfunção Temporo-mandibular
    Problemas na articulação temporomandibular (ATM).

  • Inflamação no Ouvido Médio
    Rigidez dos ossos do ouvido médio, a região depois da membrana timpânica.

  • Ruptura no Tímpano
    Uso indevido do cotonete é uma das principais causas de ruptura no tímpano.

  • Infecção no Ouvido
    Infecção reduz sua capacidade de ouvir os ruídos externos, você terá tendência a ouvir os ruídos.

  • Acúmulo de Cera no Ouvido
    Pode reduzir sua capacidade de ouvir ou causar inflamação da membrana do tímpano.

  • Má Alimentação
    Alguns alimentos específicos podem provocar o zumbido.

  • Estresse
    Não é uma causa direta, mas geralmente faz um caso existente piorar.

  • Medicamentos
    O uso prolongado de certos medicamentos pode ser um dos fatores.

  • Outros motivos
    Alergias, tumores, HIV, genética, problemas no coração e pescoço.

Em nosso Centro Auditivo em São Paulo, é feio o Exame de Audiometria e é feito a indicação de Aparelho Auditivo de Zumbido para adultos e idosos.

Como nós ouvimos ?

Ouvido - Visão geral

A orelha é dividida em 3 partes – Orelha Interna, Orelha Média e Orelha Externa. Cada parte tem uma função específica que permite as ondas sonoras entrarem na orelha para serem transformadas em impulsos elétricos para que o cérebro possa entender.

Orelha Interna: converte as vibrações sonoras em impulsos elétricos que navegam ao longo do nervo auditivo para o cérebro.

- Orelha Média: então amplifica o som e o transmite para a orelha interna.

- Orelha Externa: capta as ondas sonoras e as direciona para a orelha média.

Entendendo melhor a audição e o ouvido humano

- O som caminha em forma de ondas sonoras no meio ambiente e é captado pela Orelha Externa e enviado pelo Canal Auditivo externo para o Tímpano.

- As ondas sonoras fazem vibrar o Tímpano, o que transmite o movimento para os três minúsculos ossos do ouvido médio.

- A movimentação destes pequenos ossos põe em movimento o líquido da Orelha Interna.

- O movimento do líquido da Orelha Interna faz as células ciliadas na Cóclea (estrutura em formato de "caracol" presente na Orelha interna) se moverem e liberarem estímulos ao Nervo Auditivo, o qual responde gerando impulsos elétricos.

- Estes impulsos elétricos são transmitidos do Nervo Auditivo ao cérebro, onde são interpretados como som.

O órgão Vestibular faz parte do ouvido humano e é responsável pelo equilíbrio. 

As principais causas do ouvido entupido.

A sensação de ouvido entupido pode provocar muitos incômodos. Conhecido como autofonia, este problema pode acontecer por uma série de fatores.

O caso mais comum deles é quando há uma mudança de altitude, como na decolagem de um avião ou na descida de uma serra. Neste caso, a sensação de ouvido entupido acontece por conta da diferença de pressão entre a orelha externa e a média.

Problemas odontológicos, como bruxismo causado pelo deslocamento incorreta da mandíbula, também podem provocar a impressão de ouvido entupido. Para minimizar os efeitos auditivos, é preciso que o paciente faça um tratamento odontológico específico.

Entre as causas, há também uma que é provocada dentro do ouvido médio. Nele, há três ossículos que auxiliam na transmissão das ondas sonoras até a cóclea no ouvido interno. Eles fazem movimentos em conjunto com o tímpano por meio de contrações de músculos muito pequenos e também atenuam sons que podem ser prejudiciais para a audição. Se houver algum erro nessa cadeia de movimentos, a sensação de ouvido entupido aparece.

Bebês e as crianças são as que mais sofrem com este problema justamente pelas características anatômicas e funcionais da tuba auditiva, que favorecem o entupimento dos ouvidos.

Causas naturais do ouvido entupido

Outro fato que pode causar a sensação de ouvido entupido é a cera, que quando em excesso no canal auditivo pode tampar o conduto. A entrada de água ou o uso de hastes flexíveis também pode empurrar a cera para o fundo do conduto, ocasionando o entupimento e até dores de ouvido. Em casos como este, o cerume precisa ser removido por um especialista.

Se o ouvido ficar entupido após banhos ou natação, o ideal é não tomar nenhuma medida caseira – na verdade as soluções propostas por muitos sites podem acentuar o problema. Neste caso, recomenda-se procurar um otorrinolaringologista. Só ele poderá avaliar se houve algum dano na parte interna do ouvido e, se o acúmulo de água pode provocar alguma infecção de ouvido, as chamadas otites.

Os casos de ouvido entupido também podem ser provocado por uma disfunção na trompa de Eustáquio. Estima-se que este problema atinja 30% da população. Se as obstruções são persistentes, podem provocar complicações, como otites, perdas auditivas e até meningite.

A solução, na maioria dos casos, é cirúrgica. A trompa de Eustáquio faz comunicação entre o nariz com o ouvido e tem a função de ventilar e drenar o ouvido médio. Quando está obstruída, o ar não passa, provocando sintomas como autofonia, sensação de ouvido tapado e zumbido.

A nova cirurgia desobstrui a trompa de Eustáquio com um balão de pressão, introduzido no nariz por um cateter até ao ouvido médio.

Cuidados importantes com o seu ouvido

Seja qual for a causa, é importante frisar que não é indicado o uso de qualquer substância sem a prescrição médica. O uso de hastes flexíveis ou a introdução de outros objetos também não são recomendados já que podem causar danos à membrana timpânica e provocar perdas auditivas que dificilmente serão revertidas.Ao menor sinal de ouvido entupido, procure um especialista.

As ondas sonoras podem viajar para o ouvido interno através do canal auditivo, tímpano, e os ossos do ouvido médio (via aérea). Eles podem também passar através dos ossos em torno e por detrás da orelha (óssea).

A intensidade do som é medido em decibéis (dB):

  • - Um sussurro é de cerca de 20 dB
  • - A música alta (alguns concertos) é de cerca de 80-120 dB
  • - Um motor a jato é de cerca de 140-180 dB

Som maior do que 85 dB pode causar Perda Auditiva depois de algumas horas. Sons muitos altos pode causar dor imediata e perda auditiva pode se desenvolver em um tempo muito curto.

O tom do som é medida em ciclos por segundo (cps) ou Hertz:

  • Tons baixos graves variam em torno de 50 - 60 Hz
  • Sons Estridentes, tons agudos variam em torno de 10.000 Hz ou superior

A escala normal do ouvido humano é de cerca de 20 Hz - 20.000 Hz. Alguns animais podem ouvir até 50.000 Hz. A fala humana é geralmente 500 - 3.000 Hz.

Fonte: www.ouvirdireito.com.br

Ouvido - Causas de Zumbido