As dúvidas mais frequentes sobre Perda Auditiva

Dezoito por cento dos adultos sofrem com perda auditiva (deficiência auditiva), o que chega a afetar, de modo comprometedor, o cotidiano deles. Perda auditiva é uma consequência natural da velhice, ruídos e doenças que podem também causar a deficiência auditiva. Mais é comprovado que a perda auditiva pode afetar idosos, adultos e crianças.

Perda auditva pode afetar crianças - adultos - idosos

Como faço para saber se possuo algum tipo de perda auditiva?

A maioria dos casos de perda auditiva se desenvolve gradualmente, uma vez que os sintomas são difíceis de serem identificados. O primeiro passo a ser tomado para o tratamento é a vítima reconhecer que sofre de perda de audição, o que normalmente leva um certo tempo para a pessoa aceitar isso.

Quais as consequência da Perda Auditiva?

Se você sofre de perda auditiva saiba que sua vida social também é afetada, em detrimento da dificuldade de comunicar-se. Portanto, sempre que possível, evite aglomeração e situações sociais em que corra o risco de não entender o que as outras pessoas falam.

perda auditivia

A perda auditiva neurossensorial (perda auditiva de orelha interna) inicialmente afeta os sons de frequências mais altas. Esses sons agudos como ‘s’, ‘f’, ‘ch’ e ‘t’ têm papel essencial no entendimento da fala. Esta é a razão pela qual a pessoa que tem perda auditiva sempre diz: “Posso ouvir, mas não entendo o que está sendo falado”.

Quais os sinais de perda auditiva?


  • Ter que pedir às pessoas para repetir frases com frequência.

  • Dificuldade para acompanhar conversas com ruídos de fundo ou em situações de grupo.

  • Ter dificuldade em ouvir a voz de crianças e de mulheres.

  • Assistir TV ou ouvir rádios em volumes mais altos do que o normal.

Se eu possuo perda auditiva em ambos ouvidos, eu preciso usar dois aparelhos auditivos?

Os especialistas geralmente recomendam o uso de 2 aparelhos auditivos para pessoas que têm perda auditiva em ambos ouvidos. Isto é chamado de uso binaural. 2 aparelhos auditivos ajudam a melhorar a audição em ambientes ruidosos, a localização sonora e o aprimoramento à clareza e qualidade sonora. Estudos mostram que as pessoas ficam mais satisfeitas com seus aparelhos auditivos quando usam um em cada ouvido.

Quais são os tipos de Perdas Auditivas?


  • Perda Auditiva Condutiva.
    Compromete as estruturas responsáveis pela condução das ondas sonoras.

  • Perda Auditiva Neurossensorial.
    Compromete as estruturas responsáveis pela decodificação das ondas sonoras.

  • Perda Auditiva Mista.
    Compromete as estruturas responsáveis pela condução e decodificação das ondas sonoras.

consequencias perda auditivia

 

Quais as causas da Perdas Auditivas?


  • Barulhos excessivos.
    Exposição prolongada a ruídos e sons muito elevados

  • Presbiacusia.
    Relacionada à idade.

  • Medicamentos.
    Alguns remédios prejudicam a audição.

  • Otites repetitivas.
    Inflamações ou infecção do ouvido em humanos e animais.

  • Trauma acústico.
    Dano causado no ouvido provocado por ruído repentino e potente.

O que quer dizer presbiacusia?

É conhecida como perda auditiva em idosos. De acordo com Academia Brasileira de Otologia presbiacusia é o envelhecimento natural do ouvido humano, resultante da somatória de alterações degenerativas de todo o aparelho auditivo. Consiste em uma perda bilateral da audição para sons de alta freqüência, acompanhada, geralmente, por uma perda desproporcional do reconhecimento da fala, sem história prévia de doença sistêmica ou auditiva severa, mas com a ajuda dos aparelhos auditivos melhoram muito a vida dos idosos.

Perda Auditiva em idosos  presbiacusia

presbiacusia ou Surdez do Idoso constitui-se em um dos mais importantes fatores de desagregação social. Estudos recentes demonstram que de todas as privações sensoriais, a perda auditiva é a que produz efeito mais devastador no processo de comunicação do idoso.

perda auditiva na terceira idade é um sério fator de limitação do indivíduo e pode levar o idoso ao isolamento se não houver a participação da família.

Para saber mais sobre Aparelhos Auditivos

Ligue para (11) 2365-8549 ou (11) 2694-1351 ou clique aqui e entre em contato por email.

Tags: aparelhos auditivosperda auditivaadaptação de Aparelho auditivo, fonoaudióloga, audição, ouvir melhor, tipos de aparelhos auditivos, lista de aparelhos auditivos, classificação de aparelho auditivo